Porque escolher a Educação Waldorf?

Mostra Pedagógica da sala do 4º ano

O que é uma Escola de Pedagogia Waldorf e porque ela é tão diferente de uma escola comum ou alternativa?

Se você já ouviu falar de nossa Pedagogia, agora é a hora de entender que, na Escola Livre, o que mais importa é o desenvolvimento do aluno em sentido integral (pensamentos, sentimentos e ações).

Através das matérias nós lidamos assumidamente com o intelecto das crianças. Aulas da BNCC repletas de vivências é o que você vai encontrar aqui: aprendemos Física fazendo experimentos, Português e Matemática com muita arte e repetição, aulas de Inglês e Alemão para ampliar o repertório das crianças, a química começa com o estudo das rochas, afinal, de onde vêm os metais?, entre outras. Só até aqui já somos mais profundos e marcantes no ensino/aprendizado. Mas não paramos por aí. Queremos lidar com os sentimentos e com as ações (corporalidade, força de vontade) dos alunos de maneira intencional, gerando equilíbrio.

Seus sentimentos são equilibrados não através de conversas sobre sentimentos (abordagem intelectual) e sim através do aprendizado da arte (pintura, modelagem, escultura, flauta, violino, ukulelê, escaleta, kântele, trabalhos manuais, desenho). No fazer artístico o ser humano expressa o que é, expressa seus sentimentos – ponto de tricô apertado expressa tensão, uma pintura muito ou pouco pigmentada sobre uma personalidade mais forte ou mais fraca, uma modelagem bem esculpida ou sem forma, e nesse fazer artístico, a busca pelos equilíbrios harmoniza os sentimentos, provoca um respirar na alma. O trabalho de equilíbrio emocional feito dessa maneira gera um futuro adulto naturalmente mais equilibrado e agora capaz não só de entender suas emoções, mas de lidar com elas também.

E no corpo trabalhamos através da Educação Física, Ginástica Bothmer e Euritmia, artes que trazem mais leveza, força e agilidade num mundo onde nos movimentamos cada vez menos em nossa rotina de trabalho natural.

A Escola Livre foca no preparo do ser humano para que, no futuro, possa se encaixar naquilo que a vida trará de desafios, sendo uma pessoa altamente inteligente, adaptável/sociável e capaz de auto-superação. Muitas profissões do futuro ainda não existem, não temos como preparar os jovens nesse sentido olhando para o que o presente nos traz! E isso, só a Pedagogia Waldorf está preparada para fazer!